Publicado por: debcaroli | maio 22, 2009

Adventistas poderão guardar o sábado e fazer o Enem 2009

Por André Leite

Quando foram divulgadas as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, para 2009, muitos estudantes seguidores da religião adventistas ficaram apreensivos. Com a definição de que os exames seriam aplicados em dois dias, um deles um sábado, dia 03 de outubro, não seria possível guardar o sétimo dia da semana e ainda participar do Enem.

No entanto, segundo informações da Agência de Notícias da Igreja Adventista do 7º Dia para a América do Sul, o problema parece já ter uma solução. Na manhã desta quarta-feira, 20 de maio, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes, aceitou a solicitação de haver uma sala especial para os guardadores do sábado ficarem reservados até o pôr-do-sol do dia 03 de outubro, quando então poderão realizar as provas determinadas para a data.

A solicitação foi aceita em uma reunião ocorrida em Brasília entre o presidente do INEP e o líder de Liberdade Religiosa da Igreja Adventista para a América do Sul, pastor Edson Rosa, além do advogado da Igreja para a mesma região, Luigi Braga. Também participaram do encontro o chefe de gabinete João Marcos Martins, e o deputado Charles Lucena.

Direito garantido no momento certo

O direito de realizar o Enem sem ferir a consciência religiosa aconteceu em um momento importante. Afinal, a partir de 2009, algumas universidades federais passarão a considerar o resultado do Exame como fase única de seus processos seletivos.

Para o pastor Edson Rosa, a preservação do direito dos guardadores do sábado participarem do Enem “é uma conquista junto ao Ministério da Educação que permite a liberdade de consciência”.

Agora, é preciso apenas esperar a normativa para a aplicação do Enem, que contém a solicitação referente a guarda do sábado, ser oficialmente editada. O pastor Rosa finaliza esperançoso: “Assim que tivermos a normativa em mãos vamos divulgá-la”.

[Matéria publicada originalmente no portal da APL]

Anúncios

Responses

  1. gostaria de saber como realisar a prova, se prescisa de algum documento, e como adquiri-lo. Sou de Santa Catarina. Brasil.

  2. Olá, Andressa. Obrigada pelo contato (perdão pela demora).

    http://www.ucb.org.br/liberdadereligiosa/?page_id=11 – visite este link.

    Ainda não foi divulgado exatamente qual será o procedimento para o Enem. Em breve mais notícias.

    Desde já, a Ablirc lhe deseja uma boa prova!

  3. Assim como fizeram os seus pais, os fariseus e Saduceus, que perseguiram a Jesus e sua Igreja, hoje não é diferente, eles perseguem a pregação do evangelho de Cristo e a sua Igreja. Os mesmos que hoje perseguem as pessoas que crêem em Cristo, tentando introduzir suas mensagens diabólicas nas mentes das pessoas. Em relação a eles Paulo diz:” Porque muitos há,dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo,chorando,que são inimigos da cruz de Cristo” (Fp 3:18). Digo sem medo de errar, que uma pessoa em sã consciência não se torna membro de uma seita tão diabólica como os adventista do sétimo dia.

    • Meu caro amigo, Fabiano Sales, não sei donde saiu de sua mente essa ideia de que os Adventistas do Sétimo Dia é uma seita diabólica, mas uma coisa te digo: “Cuidado com suas palavras ferinas, pois você meu amigo, não sabe o que está afirmando, podendo assim está ferindo a menina dos olhos de Deus e ele não terá como inocente os que são inimigo de sua igreja aqui na Terra. Veja que essas palavras preferidas por você não são suas, mas sim de Satanás! Pois só uma pessoa que não obedece ao que o Senhor Jesus ensina diriam palavras contra o povo de Deus. OLhe para que você não esteja fazendo a obra de Satanás de acusar a igreja que guarda e ensina os mandamentos de Deus, conforme Apoc. 12:13-17; 14:12.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: