Publicado por: debcaroli | fevereiro 19, 2010

Morre o pastor Kulakov, defensor da liberdade religiosa na Rússia

Fundador do seminário adventista na Rússia, o pioneiro da igreja no país foi o tradutor de Bíblia que secretamente fez funcionar o trabalho missionário na antiga União Soviética morreu aos 83 anos

Mikhail Kulakov, pioneiro adventista na Rússia

Mikhail P. Kulakov, o primeiro presidente da igreja adventista na região Euro-Ásia, morreu do câncer cerebral no dia 10 de fevereiro de 2010, aos 83 anos de idade. Ele deixa a esposa, Anna, seis filhos, 15 netos e quatro bisnetos. Sua vida foi dedicada ao trabalho missionário na região.

Nos anos 1980, chegou a ser exilado como um inimigo do estado. Nessa condição, escreveu sobre liberdade de consciência nas principais publicações soviéticas nacionais – o que o tornou respeitado pelos companheiros crentes, dissidentes e ativistas de direitos humanos.

Mais tarde, Kulakov ajudou a fundar o primeiro seminário teológico adventista da Rússia, em Zaokski, onde também fundou o Instituto de Tradução da Bíblia, cuja filial em Washington, D.C. é coordenada por seu filho Mickhail Kulakov Júnior.

“Ele nos ensinou a ter grandes sonhos, não temer provas e desafios”

disse Júnior, na cerimônia de velório. Na ocasião, o presidente mundial da igreja adventista, pastor  Jan Paulsen, referiu-se a Kulakov como

“um colega do mais alto valor para mim no serviço da nossa Igreja. Fomos honrados em ter o Pastor Kulakov servindo à igreja de maneira tão destacada. O seu legado será lembrado por muitos anos futuros. Sou verdadeiramente grato pela influência do pastor Kulakov”.

Quem foi Kulakov?


Kulakov nasceu no ano de 1927, em Leningrado, filho de um ministro adventista que trabalhava por consciência em meio ao ateísmo imposto pelo Estado. A família fora perseguida e o pai chegou a ficar detendo por um período. Mesmo assim, o garoto seguiu o trabalho do pai e liderou cultos subterrâneos – o que também o sentenciou à prisão e trabalhos forçados, em 1945. Em 1951 foi exilado para o Cazaquistão, de onde foi liberto em 1953, após a morte de Stalin. Então, Kulakov começou um periódico subterrâneo e treinamento para o ministério, por conta própria.

Nos 20 anos seguintes, fora preso várias vezes, acusado de desafiar o governo comunista. Finalmente, em 1988, Kulakov liderou o estabelecimento do Seminário Teológico Adventista de Zaokski, que fica perto de Tula.

Quando, em 1990,  a Igreja Adventista finalmente se estabeleceu de forma oficial com a Divisão Euro-Ásia, com sede em Moscou, Kulakov tornou-se o primeiro presidente, nos dois primeiros anos.  Em 1992 fundou a filial russa da Irla – Associação Internacional de Liberdade Religiosa, e como secretário da instituição, batalhou pela liberdade de consciência.

Em 2003, o Instituto de Tradução da Bíblia publicou uma tradução russa em linguagem contemporânea, que hoje é promovida na Rússia como uma tradução superior da Bíblia. Os cinco primeiros livros do Velho Testamento saíram da imprensa do Instituto no dia 10 de fevereiro de 2010 – o dia da sua morte.

“Não temos dúvida de que este legado trará muitas pessoas à salvação.  Ele era alguém que nunca desistia.”

disse o filho Peter Kulakov, pastor adventista em Atlanta, por telefone.

As memórias de Kulakov foram publicadas pela Review and Herald Publishing Association em 2008, no livro  “Though the Heavens Fall”. A versão em português, Ainda Que Caiam os Céus, pode ser adquirida na Casa Publicadora Brasileira (www.cpb.com.br).

Fonte: Rede Adventista de Notícias
Editado por Débora Carvalho, da Redação Ablirc

Anúncios

Responses

  1. Olá, gostei muito de seus artigos, gostaria de te convidar para partipar de uma rede de troca de conteúdo, para mais detalhes me adiciona no msn co_herdeiro@hotmail.com ou me manda um email ok, ou ainda veja mais detalhes em http://www.ocasional.com.br/howto.aspx Abraços. Samuel

  2. gostaria de saber, se existe uma igreja adventista em pskov na russia, ou onde tem mais proximo?

  3. qual a igreja adventista mais proximo de pskov na russia

  4. Eu li o livro de mikhail, e é simplesmente fantastico….
    É uma obra q Deus fez em sua vida, eu não consigo entender como ele teve tanta fé para passar pelo q ele passou, isso é um exemplo de vida…
    Nos tempos das provações isso irá acontecer e q a Deus ajude a gente teer a fé q ele teve…
    Boom oq eu possor dizer sobre Mikhail, é q ele foi um exemplo pra miim, e sempre continuara sendo..

    Eu tenho 15 anos e sou de Porto Alegre…

  5. O testemunho de Kulakov é inacreditavel,os adventistas tem uma profecia divinal.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: